Palheta: usar ou não usar?!

Bom dia, boa tarde e boa noite!

Tem muita gente que me faz essa pergunta: “Devo ou não usar palheta?”. E já digo a resposta: Depende!!! Você pode usar, ou não, dependendo do seu gosto ou necessidade.

A única coisa que você deve ter em mente é: “Quero tocar com ou sem palheta?”. Isso é muito relativo… Se você vai tocar determinada música, fazer um cover idêntico, e nela é utilizada palheta pra tocar os arranjos no violão, então você PODE usar a palheta. Não existe regra pessoal!

Lembrem-se que o Django Reinhardt era um violonista ESPETACULAR, e tocava utilizando praticamente DOIS dedos da mão esquerda! Ele sofreu queimaduras nos dedos mínimo e anelar, impossibilitando-o quase que completamente de sua utilização. Por fim, ele acabou inovando e criando o seu próprio jeito de tocar.

Portanto, toque da forma que achar mais confortável e que agradará mais aos seus ouvidos e ao andamento da música que estiver tocando. Por exemplo, se você for tocar uma bossa nova, Garota de Ipanema, de Tom Jobim, é claro que a sonoridade ficará diferente quando tocada com palheta. Mas se você conseguir tirar uma boa sonoridade, sem prejudicar o andamento e de uma forma única, nada te impede de realizar tal façanha! Hehehe

Essa é a dica de hoje! Se você quer aprimorar suas técnicas ou aprender a tocar com palhetas, confira esse vídeo: